Em 2022, o ensino superior em Moçambique e em Angola completa sessenta (60) anos. Com efeito, decorreram seis décadas desde que os Estudos Gerais Universitários de Moçambique (EGUM) e os Estudos Gerais Universitários de Angola (EGUA) foram estabelecidos, por Decreto, a 21 de Agosto de 1962, criando, deste modo, a primeira instituição de ensino superior nas então colónias portuguesas.
As celebrações dos sessenta (60) anos do ensino superior em Moçambique e em Angola, no ano de 2022, constituem uma ocasião fundamental para os Governos destes dois (2) países mobilizarem os diversos actores da sociedade, nacionais e estrangeiros, para participarem em debates sobre as reformas da política pública do ensino superior e as consequentes acções, na busca de propostas exequíveis para responder aos principais desafios, através de conferências nacionais, regionais, internacionais, eventos virtuais e de outras modalidades, para colher o melhor da inteligência colectiva da esfera pública que, à posterior, possam ser transformadas em planos de acção concretos.
As celebrações culminarão com uma conferência internacional que terá lugar de 29 de Junho a 01 de Julho 2022, em Maputo – Moçambique, sob a égide das entidades que tutelam o ensino superior em Moçambique e em Angola, como lema “CONSOLIDAR UM ENSINO SUPERIOR DE QUALIDADE”. No entanto, como forma de manter o debate activo e inclusivo, iniciativas paralelas serão desenvolvidas pelas próprias instituições de ensino superior, nos dois (2) países, contribuindo para o alargamento das esferas de debate e das comemorações.
A comissão científica convida a todos(as) investigadores(as)/pesquisadores(as), académicos(as), estudantes e profissionais, formuladores de políticas públicas e a todos(as) os interessados(as) em participar nas celebrações dos 60 anos do ensino superior em Moçambique e Angola a submeter em resumos, artigos e panfletos sobre a evolução do conhecimento científico sobre o ensino superior em Moçambique e Angola.
O principal objectivo do evento é disseminar o conhecimento e incentivar a produção científica multidimensional facilitando a partilha de sinergias entre a academia e a sociedade em diálogos compartilhados.
Incentivamos propostas que consubstanciam estudos teóricos, empíricos, revisão da literatura ou outros com especial destaque para os processos histórico, económico, cultural, político, sócio-antropológico, e ecológicos constitutivos do desenvolvimento, desafios e perspectivas do ensino superior nos dois países, incluindo o impacto dos recentes eventos disruptivos como a Pandemia da COVID-19 e as Mudanças climáticas.
Datas Importantes:
- Submissão de Resumos – 02.03.2022 – 12.04.2022
- Comunicação dos Resultados da triagem dos resumos – 15.04.2022
- Submissão de Artigos – até 15.05.2022
- Publicação do programa final da conferência – 03.06.2022
- Conferência – 29.06.2022 a 01.07.2022