A empresa angolana Tupuca foi lançada numa das piores fases da história da economia nacional, resultante do baixo preço do petróleo. o projecto empresarial contrariou as previsões, ganhou espaço, mercado e milhares de clientes, tornando-se uma referência para quem se quer afirmar enquanto empreendedor de sucesso.
Criada em 2015 por quatro jovens angolanos, Erickson, Patrice, Sydney e Wilson, a empresa opera actualmente em exclusivo na capital do país. Recorrendo a novas tecnologias, a Tupuca nasceu em formato de “Tupuca Drive”, onde o utilizador acede aos preços e menus de restaurantes, e indica o local onde quer receber a refeição. Para além do serviço de refeições, a empresa conta com seis linhas de atendimento, entre Saúde e Bem-estar (farmácias, massagem, floristas, estética, cosméticos e outros) e Serviços de Tecnologia (electrónica, serviços de televisão, peças e acessórios), incluindo ainda os serviços de rideshare da T’leva.
A empresa foi pioneira nesta linha de negócio em Angola, tendo sido distinguida com o prémio de empreendedor do ano 2017 atribuído pela Sirius, dois anos após a sua criação. Hoje a Tupuca conta com mais de 250 parceiros, tendo este número disparado com o surgimento da pandemia de covid-19 e do isolamento social estabelecido, com a procura do serviço a disparar 500%
A estes serviços juntaram-se nos últimos meses os supermercados e hipermercados, tendo já as duas empresas em conjunto (Tupuca e T’leva) uma frota de 300 carros, maioritariamente eléctricos, para além de 90 motas.
O serviço de entrega é feito com motorizadas por jovens espalhados por vários pontos de colecta (restaurantes, supermercados, hipermercados, farmácias e similares) que aguardam por pedidos dos clientes. O custo de entrega varia entre 5 e 15 por cento do valor do produto pedido ou da refeição a ser entregue.
Desde a sua origem, a empresa mantém uma rota ascendente, com centenas de entregas por hora e milhares por semana, sendo já uma referência em todo o continente africano.