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Business Model Canvas: construa o seu modelo de negócio

Este modelo criou uma revolução na forma como empreendedores e empresas passaram a construir os seus negócios.

Um negócio inovador é desenvolvido num novo mercado, com extrema incerteza, e muitas vezes sem historial e pouca ou nenhuma previsibilidade. Neste contexto, o Business Model Canvas (criado por Alexander Osterwalder), proporciona uma lógica facilitada para que possa organizar e visualizar uma ideia. Esta ferramenta tem sido responsável por criar uma revolução na maneira como empreendedores e empresas passaram a construir novos negócios.

O quadro (canvas) é uma ferramenta para descrever, visualizar, avaliar e alterar um modelo de negócio:

  • Ao olhar para o quadro, compreende-se de forma rápida que tipo de negócio se trata.
  • É possível perceber o todo com base numa análise dos blocos e da interacção entre si.
  • O formato estimula a co-criação e o envolvimento de várias pessoas, ligadas ou não ao negócio, a fim de apoiar, ajudar, colaborar na construção e análise do modelo.
  • Também é uma ferramenta para evidenciar e planear a validação das hipóteses que sustentam a viabilidade do negócio.

Os nove blocos que compõem o quadro relacionam-se entre si e precisam de estar em harmonia, ajudando a entender e a aprimorar a ideia ou negócio já existente. Tal como o nosso cérebro, o Business Model Canvas é dividido em duas partes: o lado esquerdo é composto pelas questões racionais do negócio, ou seja, os blocos que correspondem à operacionalização da empresa; o lado direito corresponde aos aspectos emocionais do negócio, como, por exemplo, a proposta de valor. Daí ser indicado que o preenchimento seja feito numa base lógica. Pode utilizar post-its: isto porque nada do que está escrito no quadro é definitivo e tudo deverá ser testado.

1 – Segmento de clientes

“Sem clientes, nenhuma empresa pode sobreviver por muito tempo.”, Alexander Osterwalder
Este bloco define os diferentes grupos de pessoas ou organizações que procura alcançar.
Para quem está a criar valor? Quem são os seus consumidores mais importantes?
Aqui precisa definir e segmentar o seu público com o máximo de informação e detalhe – essencial para ter coerência no desenvolvimento dos restantes blocos.
Dica: comece por segmentar os clientes de forma macro (género, idade, classe social, região), em seguida crie personas para detalhar melhor o comportamento, dores e ganhos que estas procuram ao resolver o problema que a sua empresa quer colmatar.

2 – Proposta de valor
“A proposta de valor é o motivo pelo qual os clientes escolhem uma empresa ou outra.”, Alexander Osterwalder
Este bloco descreve o conjunto de razões pelas quais o cliente irá optar pelo seu produto ou serviço. Valor é aqui sinónimo de benefício, por isso é fundamental que saiba explicitar quais são os benefícios que o seu produto ou serviço geram para o cliente.
Que valor/benefício aporta ao cliente? Qual o problema que está a ajudar a resolver? Que necessidades do cliente se propõe satisfazer?
Os valores podem ser quantitativos (preço, velocidade do serviço…) ou qualitativos (design, experiência do cliente…).

3 – Canais
Esta componente descreve por onde o seu negócio comunica, distribui e vende o produto ou serviço aos clientes.
De que forma os seus produtos e serviços vão chegar até aos clientes?
Os canais podem ser:

  • Directos – são canais particulares, ou seja, os do próprio negócio, como, por exemplo, a sua equipa de vendas, a loja, o site.
  • Indirectos – são aqueles que não pertencem à empresa, ou seja, os canais de terceiros, como a distribuição a retalho, revenda ou sites de terceiros.

Para que consiga comunicar, distribuir e vender o seu produto ou serviço, precisa de ter noção de que é necessário construir um mix de canais.
Dica: quanto mais curto for o caminho que o seu cliente fizer para chegar até si, melhor.

4 – Relacionamento com os clientes
Este bloco descreve as formas e os meios que vai estabelecer para criar ou manter a relação com os clientes. Relação que pode variar de pessoal para automatizada, e pode também ser motivada pelo objectivo de conquistar o cliente ou retê-lo, no sentido de ampliar as vendas. Que tipo de relacionamento o seu segmento de clientes espera que estabeleça com eles? Como fará para aumentar as vendas? Como vai garantir que os clientes não o trocam pela concorrência?
Alguns exemplos: assistência pessoal, self service, serviços automatizados, comunidades.
Dica: conquistar um cliente novo custa cinco vezes mais que manter um antigo. Definir boas estratégias de relacionamento é essencial para a retenção de clientes.

5 – Fontes de receita
Quanto e como os clientes vão pagar pelo que a sua empresa proporciona?
Este bloco é o último dos aspectos emocionais do quadro. Representa o dinheiro que a sua empresa vai gerar através da venda do seu produto e serviço, e também as formas com as quais vai captar esse valor.
Qual o valor que os clientes estão dispostos a pagar? Pelo que pagam actualmente? Como pagam? Como prefeririam pagar? Estas são algumas questões que podem fazer pensar nas suas hipóteses de fontes de receita. Não precisa escolher uma só fonte de receita. Há uma série de modelos de receita que podem ser adoptados e utilizados de forma conjunta ou isolados. Tudo depende dos seus clientes e do seu modelo de negócio. Exemplos: venda de produtos, assinatura, aluguer, licença, leilão, etc.

6 – Recursos principais
Esta componente descreve os recursos mais importantes para fazer o seu modelo de negócio funcionar. Simples ou complexa, a estrutura vai tornar o seu negócio viável. Vão ser necessários diferentes tipos de recursos, mas tente pensar nos principais: aqueles de que precisa para entregar a sua proposta de valor.
Para os seus canais? Para manter o relacionamento com os clientes? Ou para gerar receita?

7 – Actividades-chave
Este bloco descreve as acções mais importantes que a sua empresa deve fazer para que o modelo de negócio funcione.
Que actividades-chave necessita para entregar a proposta de valor? Para fazer o seu negócio operar com sucesso? Quais são essenciais?
As actividades-chave podem estar ligadas à sua produção, à prestação de serviço ou tarefas administrativas. Ou seja, são as principais actividades que precisa fazer para viabilizar a sua proposta de valor junto do cliente.

8 – Parcerias principais
Este bloco refere-se à rede de fornecedores e parceiros, ou seja, empresas, pessoas e entidades que são os seus aliados na optimização e na redução de risco do negócio.
Quem são os seus principais parceiros? E os principais fornecedores?
Qualquer tipo de tarefa ou matéria-prima essencial fornecida por outra empresa e que garante o funcionamento do modelo de negócio deve ser listada neste bloco.
Lembre-se de que ninguém faz nada sozinho. Identifique quem será útil e poderá ajudar a optimizar e reduzir os riscos do seu modelo de negócio, e forme as suas parcerias.

9 – Estrutura de custos
Este bloco refere-se a todos os custos envolvidos na operação do seu modelo de negócio.
Quais são os custos mais importantes? Que recursos principais são mais caros? Quais as actividades-chave mais caras?
Estes custos serão, na grande maioria, oriundos dos blocos de recursos, actividades e parcerias-chave.

Mantenha-se firme no que é fundamental e imprescindível para a viabilidade do seu modelo de negócio. Esta é uma ferramenta que permite criar imagens de modelos de negócio novos ou existentes, agora só tem de construir o seu.

Política de Privacidade

O que é?

O inova.ao é um portal inteiramente dedicado à inovação angolana. Pretende servir de base a toda a comunidade de inovadores de Angola, juntando num só sítio instituições de ensino superior, startups, empresas, empreendedores, investigadores e investidores.

Todo o portal está pensado por forma a que cada entidade possa partilhar conhecimento, seja por via de uma solução inovadora que concebeu, de desafio que reconheceu numa dada indústria ou sector ou ainda por via de mentoring.

A presente Política de Privacidade descreve como os seus dados são tratados e como pode exercer os seus direitos enquanto titular de dados pessoais tratados pela entidade gestora do Portal inova.ao, doravante designado por Portal. No âmbito das suas actividades, a entidade gestora é responsável pela recolha e tratamento de dados pessoais, os quais são processados e armazenados de forma automatizada e não automatizada.

1. Compromisso

A entidade gestora do Portal assume o compromisso de:

  • Proceder ao tratamento dos seus dados pessoais de forma lícita e leal, recolhendo apenas a informação necessária e pertinente à finalidade a que se destina;
  • Permitir-lhe a si, enquanto titular de dados, o acesso e correcção das informações que lhe dizem respeito, transmitindo-as em linguagem clara e rigorosamente correspondentes ao conteúdo do registo;
  • Não utilizar os dados recolhidos para finalidade incompatível com a da recolha;
  • Manter os dados exactos e, se necessário, actuais;
  • Assegurar o consentimento do titular dos dados;
  • Garantir o direito de eliminação dos dados;
  • Respeitar o sigilo profissional em relação aos dados tratados;
  • Limitar interconexões de dados pessoais ao mínimo indispensável;
  • ter implementadas as medidas de protecção e segurança adequadas, que impeçam a consulta, modificação, destruição ou adição dos dados por pessoa não autorizada a fazê-lo.
2. O tratamento de dados

Com o objectivo de facilitar o contacto dos titulares de dados pessoais com a entidade gestora, foi criado um email para onde poderão ser enviadas todas as mensagens relacionadas com assuntos que se enquadrem no âmbito da presente política de privacidade: protecaodados@inova.ao. A entidade gestora dará resposta adequada a todas as questões que enviadas no âmbito desta matéria. Asseguramos, entre outros aspectos, o tratamento de dados em conformidade com a legislação em vigor, procedendo à verificação do cumprimento desta Política de Privacidade.

3. Dados Pessoais, titulares de dados pessoais e categorias de dados pessoais

a. O que são dados pessoais?

Dados pessoais são todas as informações de qualquer natureza, recolhidas em qualquer tipo de suporte, relativas a uma pessoa singular, identificada ou identificável. Considera-se identificável o conjunto de informações que podem levar à identificação de uma determinada pessoa, nomeadamente por referência a um identificador (como por exemplo um número de identificação ou um dado de localização).

b. De quem recolhemos dados pessoais?

Em face do propósito, na sua maioria, são tratados dados de pessoas individuais e colectivas (como empresas, incubadoras/ aceleradoras e instituições de ensino superior).

c. Que dados pessoais são tratados e como são recolhidos?

Apenas são recolhidos dados que se mostrem adequados, pertinentes e limitados ao que é necessário relativamente às finalidades para os quais são tratados. A recolha dos seus dados pode ser feita oralmente ou por escrito. Regra geral, recolhemos directamente os seus dados através de formulários, podendo igualmente ser recolhidos dados pessoais através de fontes públicas (como sites de internet e listas públicas oficiais).
Para execução das diferentes finalidades, poderemos recolher os seguintes tipos de dados pessoais:

  • Dados de identificação (como o nome, apelido, cartão do cidadão ou data de nascimento);
  • Dados de contacto (como o telemóvel ou o e-mail);
  • Dados de habilitação e situação profissional (como nível de escolaridade e CV);
  • Dados relativos a funções ou cargos ocupados;
  • Dados bancários ou financeiros em caso de transacções económicas (como IBAN ou número de identificação fiscal);
  • Dados de localização (como endereço de IP);
  • Imagens de gravação de eventos ou de videoconferências.

Em regra, não são recolhidos dados especiais, como dados de saúde ou dados referentes a contra-ordenações ou ilícitos criminais.

4. Fundamentos e Finalidades do Tratamento de Dados Pessoais

a. Porquê e com que fundamento utilizamos os seus dados pessoais?

O consentimento: quando a recolha é precedida do seu consentimento expresso, específico e informado, através de suporte escrito ou via web. Recolhemos o seu consentimento, por exemplo, para finalidades relacionadas com a inscrição nas actividades e iniciativas da entidade gestora, para a inscrição em acções promovidas ou para a subscrição de newsletters.

O cumprimento de obrigações legais: quando o tratamento é necessário para o cumprimento de uma obrigação jurídica. Aqui se inclui, por exemplo, a comunicação de dados junto de organismos públicos (nacionais e comunitários), fiscais ou judiciais.

O interesse público: quando o tratamento é necessário para o exercício de funções de interesse público.

O interesse legítimo: quando o tratamento se mostra necessário para a prossecução de interesses legítimos da entidade responsável pelo tratamento ou de terceiros, sem prejudicar os direitos e as liberdades dos seus clientes e/ou utilizadores. Aqui se incluem todos os tratamentos que resultam de atribuições conferidas por lei, nomeadamente a divulgação comercial junto dos representantes das empresas clientes ou parceiras do Portal ou ainda o tratamento de dados para melhoria de qualidade de serviço e quando os nossos motivos para a sua utilização devem prevalecer sobre os direitos de protecção de dados.

b. Quais as finalidades para as quais recolhemos os seus dados?

Os dados pessoais recolhidos pela entidade gestora apenas são processados para fins específicos, explícitos e legítimos. Sempre que sejam recolhidos dados pessoais, os mesmos destinam-se exclusivamente às finalidades expressamente identificadas aquando da recolha. Elencamos aqui as principais finalidades que justificam a recolha de dados pessoais:

  • Partilhas de informação no Portal;
  • Gestão de eventos, programas e ofertas promovidos pelo Portal;
  • Divulgação de newsletters/ publicações;
  • Ofertas e experiências melhoradas.
5. Período de conservação de dados pessoais

A entidade gestora trata e conserva os seus dados apenas durante o período que se mostre necessário à prossecução ou conclusão das finalidades do tratamento a que se destinam, em concordância com os prazos máximos necessários para cumprir com obrigações contratuais, legais ou regulamentares.
Regularmente, a cada 5 anos, a entidade gestora contactará os titulares dos dados pessoais para renovar o seu consentimento ou, se for essa a sua preferência, excluí-los das nossas bases de dados. Contudo, caso pretenda alterar as suas preferências, poderá fazê-lo em qualquer momento, enviando um email para protecaodados@inova.ao.

6. Direitos dos titulares dos dados

Nos termos da legislação em vigor, a partir do momento em que recolhemos e tratamos os seus dados, existe um conjunto de direitos que, a qualquer momento, poderá exercer junto da entidade gestora.
Quais os seus direitos?
Direito de acesso: direito que lhe permite obter informação relativamente ao tratamento dos seus dados e respectivas características (nomeadamente o tipo de dados, a finalidade do tratamento, a quem podem ser comunicados os seus dados, prazos de conservação e quais os dados que tem de fornecer obrigatória ou facultativamente).

Direito de rectificação: direito que lhe permite solicitar a rectificação dos seus dados, exigindo que estes sejam exactos e actuais, como por exemplo, quando considere que os mesmos estão incompletos ou desactualizados.

Direito à eliminação dos dados ou “Direito a ser esquecido”: direito que lhe permite solicitar a eliminação dos seus dados, quando considere que não existem fundamentos válidos para a conservação dos dados e desde que não exista outro fundamento válido que legitime tal tratamento (como a execução de um contracto ou o cumprimento de uma obrigação legal ou regulamentar).

Direito à limitação: direito que lhe permite a suspensão do tratamento ou a limitação do tratamento a certas categorias de dados ou finalidades.

Direito à portabilidade: direito através do qual poderá solicitar o envio dos seus dados, em formato digital e de uso corrente, que permita a reutilização de tais dados. Em alternativa, poderá solicitar a transmissão dos seus dados para outra entidade que passe a ser responsável pelo tratamento dos seus dados.

Direito de oposição: direito que lhe permite opor-se a determinadas finalidades e desde que não se verifiquem interesses legítimos que prevaleçam sobre os seus interesses. Um dos exemplos deste direito respeita à oposição a finalidades de comercialização directa (marketing).

Direito de Retirar o Consentimento: direito que lhe permite retirar o seu consentimento, mas que apenas pode ser exercido quando o seu consentimento seja a única condição de legitimidade.

Como pode exercer os seus direitos?
Todos os direitos supra descritos poderão ser exercidos, com as limitações previstas na legislação aplicável, mediante pedido por escrito, a ser remetido através do e-mail protecaodados@inova.ao.

7. Transmissão de dados

Com quem partilhamos os seus dados pessoais? Atendendo ao propósito do Portal, e dependendo da respectiva finalidade, os seus dados poderão ser partilhados junto de entidades terceiras, nas quais se incluem organismos públicos nacionais e internacionais e entidades privadas para efeitos de cumprimento de obrigações legais ou regulamentares, contratuais ou funções de interesse público. Poderão ainda os seus dados ser acedidos por prestadores de serviços da entidade gestora, tidos como necessários para a execução das finalidades supra descritas, nomeadamente no que respeita a serviços de segurança de informação e de arquivo. A entidade gestora garante que recorre apenas a prestadores de serviços que apresentem as garantias de execução de medidas técnicas e organizativas necessárias e adequadas a proteger os seus dados pessoais.
A entidade gestora não comercializa dados de pessoas singulares ou colectivas.

8. Política de Cookies

 

Política de privacidade

 
O que é?

O inova.ao é um portal inteiramente dedicado à inovação angolana. Pretende servir de base a toda a comunidade de inovadores de Angola, juntando num só sítio instituições de ensino superior, startups, empresas, empreendedores, investigadores e investidores.

Todo o portal está pensado por forma a que cada entidade possa partilhar conhecimento, seja por via de uma solução inovadora que concebeu, de desafio que reconheceu numa dada indústria ou sector ou ainda por via de mentoring.

A presente Política de Privacidade descreve como os seus dados são tratados e como pode exercer os seus direitos enquanto titular de dados pessoais tratados pela entidade gestora do Portal inova.ao, doravante designado por Portal. No âmbito das suas actividades, a entidade gestora é responsável pela recolha e tratamento de dados pessoais, os quais são processados e armazenados de forma automatizada e não automatizada.

1. Compromisso

A entidade gestora do Portal assume o compromisso de:

  • Proceder ao tratamento dos seus dados pessoais de forma lícita e leal, recolhendo apenas a informação necessária e pertinente à finalidade a que se destina;
  • Permitir-lhe a si, enquanto titular de dados, o acesso e correcção das informações que lhe dizem respeito, transmitindo-as em linguagem clara e rigorosamente correspondentes ao conteúdo do registo;
  • Não utilizar os dados recolhidos para finalidade incompatível com a da recolha;
  • Manter os dados exactos e, se necessário, actuais;
  • Assegurar o consentimento do titular dos dados;
  • Garantir o direito de eliminação dos dados;
  • Respeitar o sigilo profissional em relação aos dados tratados;
  • Limitar interconexões de dados pessoais ao mínimo indispensável;
  • ter implementadas as medidas de protecção e segurança adequadas, que impeçam a consulta, modificação, destruição ou adição dos dados por pessoa não autorizada a fazê-lo.
2. O tratamento de dados.

Com o objectivo de facilitar o contacto dos titulares de dados pessoais com a entidade gestora, foi criado um email para onde poderão ser enviadas todas as mensagens relacionadas com assuntos que se enquadrem no âmbito da presente política de privacidade: protecaodados@inova.ao. A entidade gestora dará resposta adequada a todas as questões que enviadas no âmbito desta matéria. Asseguramos, entre outros aspectos, o tratamento de dados em conformidade com a legislação em vigor, procedendo à verificação do cumprimento desta Política de Privacidade.

3. Dados Pessoais, titulares de dados pessoais e categorias de dados pessoais

a. O que são dados pessoais?

Dados pessoais são todas as informações de qualquer natureza, recolhidas em qualquer tipo de suporte, relativas a uma pessoa singular, identificada ou identificável. Considera-se identificável o conjunto de informações que podem levar à identificação de uma determinada pessoa, nomeadamente por referência a um identificador (como por exemplo um número de identificação ou um dado de localização).

b. De quem recolhemos dados pessoais?

Em face do propósito, na sua maioria, são tratados dados de pessoas individuais e colectivas (como empresas, incubadoras/ aceleradoras e instituições de ensino superior).

c. Que dados pessoais são tratados e como são recolhidos?

Apenas são recolhidos dados que se mostrem adequados, pertinentes e limitados ao que é necessário relativamente às finalidades para os quais são tratados. A recolha dos seus dados pode ser feita oralmente ou por escrito. Regra geral, recolhemos directamente os seus dados através de formulários, podendo igualmente ser recolhidos dados pessoais através de fontes públicas (como sites de internet e listas públicas oficiais).
Para execução das diferentes finalidades, poderemos recolher os seguintes tipos de dados pessoais:

  • Dados de identificação (como o nome, apelido, cartão do cidadão ou data de nascimento);
  • Dados de contacto (como o telemóvel ou o e-mail);
  • Dados de habilitação e situação profissional (como nível de escolaridade e CV);
  • Dados relativos a funções ou cargos ocupados;
  • Dados bancários ou financeiros em caso de transacções económicas (como IBAN ou número de identificação fiscal);
  • Dados de localização (como endereço de IP);
  • Imagens de gravação de eventos ou de videoconferências.

Em regra, não são recolhidos dados especiais, como dados de saúde ou dados referentes a contra-ordenações ou ilícitos criminais.

4. Fundamentos e Finalidades do Tratamento de Dados Pessoais

a. Porquê e com que fundamento utilizamos os seus dados pessoais?

O consentimento: quando a recolha é precedida do seu consentimento expresso, específico e informado, através de suporte escrito ou via web. Recolhemos o seu consentimento, por exemplo, para finalidades relacionadas com a inscrição nas actividades e iniciativas da entidade gestora, para a inscrição em acções promovidas ou para a subscrição de newsletters.

O cumprimento de obrigações legais: quando o tratamento é necessário para o cumprimento de uma obrigação jurídica. Aqui se inclui, por exemplo, a comunicação de dados junto de organismos públicos (nacionais e comunitários), fiscais ou judiciais.

O interesse público: quando o tratamento é necessário para o exercício de funções de interesse público.

O interesse legítimo: quando o tratamento se mostra necessário para a prossecução de interesses legítimos da entidade responsável pelo tratamento ou de terceiros, sem prejudicar os direitos e as liberdades dos seus clientes e/ou utilizadores. Aqui se incluem todos os tratamentos que resultam de atribuições conferidas por lei, nomeadamente a divulgação comercial junto dos representantes das empresas clientes ou parceiras do Portal ou ainda o tratamento de dados para melhoria de qualidade de serviço e quando os nossos motivos para a sua utilização devem prevalecer sobre os direitos de protecção de dados.

b. Quais as finalidades para as quais recolhemos os seus dados?

Os dados pessoais recolhidos pela entidade gestora apenas são processados para fins específicos, explícitos e legítimos. Sempre que sejam recolhidos dados pessoais, os mesmos destinam-se exclusivamente às finalidades expressamente identificadas aquando da recolha. Elencamos aqui as principais finalidades que justificam a recolha de dados pessoais pela LBC;

  • Partilhas de informação no Portal;
  • Gestão de eventos, programas e ofertas promovidos pelo Portal;
  • Divulgação de newsletters/ publicações;
  • Ofertas e experiências melhoradas.
5. Período de conservação de dados pessoais

A entidade gestora trata e conserva os seus dados apenas durante o período que se mostre necessário à prossecução ou conclusão das finalidades do tratamento a que se destinam, em concordância com os prazos máximos necessários para cumprir com obrigações contratuais, legais ou regulamentares.
Regularmente, a cada 5 anos, a entidade gestora contactará os titulares dos dados pessoais para renovar o seu consentimento ou, se for essa a sua preferência, excluí-los das nossas bases de dados. Contudo, caso pretenda alterar as suas preferências, poderá fazê-lo em qualquer momento, enviando um email para protecaodados@inova.ao.

6. Direitos dos titulares dos dados

Nos termos da legislação em vigor, a partir do momento em que recolhemos e tratamos os seus dados, existe um conjunto de direitos que, a qualquer momento, poderá exercer junto da entidade gestora.
Quais os seus direitos?
Direito de acesso: direito que lhe permite obter informação relativamente ao tratamento dos seus dados e respectivas características (nomeadamente o tipo de dados, a finalidade do tratamento, a quem podem ser comunicados os seus dados, prazos de conservação e quais os dados que tem de fornecer obrigatória ou facultativamente).

Direito de rectificação: direito que lhe permite solicitar a rectificação dos seus dados, exigindo que estes sejam exactos e actuais, como por exemplo, quando considere que os mesmos estão incompletos ou desactualizados.

Direito à eliminação dos dados ou “Direito a ser esquecido”: direito que lhe permite solicitar a eliminação dos seus dados, quando considere que não existem fundamentos válidos para a conservação dos dados e desde que não exista outro fundamento válido que legitime tal tratamento (como a execução de um contracto ou o cumprimento de uma obrigação legal ou regulamentar).

Direito à limitação: direito que lhe permite a suspensão do tratamento ou a limitação do tratamento a certas categorias de dados ou finalidades.

Direito à portabilidade: direito através do qual poderá solicitar o envio dos seus dados, em formato digital e de uso corrente, que permita a reutilização de tais dados. Em alternativa, poderá solicitar a transmissão dos seus dados para outra entidade que passe a ser responsável pelo tratamento dos seus dados.

Direito de oposição: direito que lhe permite opor-se a determinadas finalidades e desde que não se verifiquem interesses legítimos que prevaleçam sobre os seus interesses. Um dos exemplos deste direito respeita à oposição a finalidades de comercialização directa (marketing).

Direito de Retirar o Consentimento: direito que lhe permite retirar o seu consentimento, mas que apenas pode ser exercido quando o seu consentimento seja a única condição de legitimidade.

Como pode exercer os seus direitos?
Todos os direitos supra descritos poderão ser exercidos, com as limitações previstas na legislação aplicável, mediante pedido por escrito, a ser remetido através do e-mail protecaodados@inova.ao.

7. Transmissão de dados

Com quem partilhamos os seus dados pessoais? Atendendo ao propósito do Portal, e dependendo da respectiva finalidade, os seus dados poderão ser partilhados junto de entidades terceiras, nas quais se incluem organismos públicos nacionais e internacionais e entidades privadas para efeitos de cumprimento de obrigações legais ou regulamentares, contratuais ou funções de interesse público. Poderão ainda os seus dados ser acedidos por prestadores de serviços da entidade gestora, tidos como necessários para a execução das finalidades supra descritas, nomeadamente no que respeita a serviços de segurança de informação e de arquivo. A entidade gestora garante que recorre apenas a prestadores de serviços que apresentem as garantias de execução de medidas técnicas e organizativas necessárias e adequadas a proteger os seus dados pessoais.
A entidade gestora não comercializa dados de pessoas singulares ou colectivas.

8. Política de Cookies

a. O que são cookies?

Cookies são pequenos ficheiros de texto com informação relevante que é descarregada pelo seu dispositivo de acesso (computador, telemóvel/ smartphone ou tablet), através do navegador de internet (browser), quando um site é visitado pelo utilizador, sendo utilizados para armazenar informações sobre as visitas dos utilizadores. Os cookies, dependendo de quanto tempo o utilizador permanece na página, podem ser classificados como sessão ou cookies permanentes. O primeiro tipo de cookies expira quando o utilizador fecha o browser. O segundo tipo de cookies expira quando o seu objectivo foi concluído ou quando são desligados manualmente. Os cookies usados pelo Portal não recolhem informações pessoais que permitam identificar o utilizador.
Os cookies utilizados nos nossos sites são:

  • Analíticos – recolhem informação sobre a experiência de navegação dos utilizadores na página web, de forma anónima, embora por vezes também permitam que um utilizador seja identificado, única e inequivocamente para obter informações sobre os interesses do utilizador nos serviços prestados pela página web;
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  • De terceiros – permitem ao site recordar preferências de navegação, idioma, região e recolhem informação dos utilizadores para direccionar a publicidade para os seus interesses.

O Portal utiliza cookies para recolher informação estatística, de modo a analisar o funcionamento do site e a experiência de navegação dos utilizadores, e avaliar a eficácia de campanhas publicitárias e promocionais.

b. Desactivar a utilização de cookies

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No entanto, é importante destacar que a desactivação dos cookies pode impedir que alguns serviços da web funcionem correctamente, afectando, total ou parcialmente, a navegação.